O objetivo principal da autora é trabalhar com a estrutura cognitiva do indivíduo, internalizando aquisições subjetivas, através do que podemos chamar de atos gráficos para linhas, traços, pontos e figuras geométricas ou não, constatando que cada criança pode se tornar livre para alcançar sua expressão gráfica. E a partir daí, conquistar sua autonomia gestual gráfica, criando, reproduzindo e lendo, o seu e o do outro, e logo depois, começando também a perpetuar a sua singularidade gráfica.
Destaca que quando afirma que o objetivo deste trabalho é levar o indivíduo à aquisição da Lecto-Escritura, não está falando da construção da escrita e da leitura propriamente dita, mas, na internalização de aquisições subjetivas que viabilizem essa construção de forma eficaz, através do lúdico e do prazer de fazer. O prazer de entrar no jogo e brincar.
Além de dissertar sobre a Teoria do Conhecimento, tanto do ponto de vista cognitivo como do psicomotor, a autora apresenta a construção de um piso quadriculado e sugere atividades psicomotoras, cinestésicas e gráficas.
Vale acrescentar, que se trata de um trabalho que visa despertar a subjetividade cognitiva nos indivíduos a serem alfabetizados. Não só para as crianças, como também para os adultos.
A autora, atendendo demanda da Secretaria do Estado de Educação, coordenou oficinas em 2007 e 2008, tanto para formandos do Curso Normal como para Coordenadores de Escolas de diversos municípios da cidade do Rio de Janeiro. Agora, através destas oficinas, atende escolas da rede particular e profissionais cujo objetivo é vivenciar uma prática, com atividades relacionadas ao trabalho do livro, para terem, também, o prazer de experimentar o aprender através do lúdico.
Contato: 55 + (21) 99995-4772
Email: mabetenco@hotmail.com